Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Aneel propõe leilão para incentivar eficiência energética; prevê piloto em Roraima

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou uma proposta que prevê a realização de um tipo inédito de leilão para o setor de energia --uma concorrência para incentivar iniciativas que reduzam o consumo de eletricidade por meio de medidas de eficiência, um negócio conhecido no segmento como "eficiência energética".

 

A ideia é que empresas que realizam iniciativas que visam ganhos de eficiência, como trocas de lâmpadas e geladeiras ou modernização de sistemas de iluminação pública, possam concorrer entre si por contratos em que teriam que se comprometer a obter um nível anual de redução de consumo.

A proposta, que foi colocada em consulta pública, seria testada por meio de um projeto piloto em Roraima, um Estado que ainda não está conectado ao sistema elétrico nacional e recebe parte de sua energia da vizinha Venezuela.

 

"No chamado leilão de eficiência energética, a Aneel definiria o montante anual cujo consumo se pretende reduzir ao longo do programa, e os empreendedores competiriam pelo menor preço para se comprometerem com a redução de um percentual desse montante", afirmou a agência em nota.

Os competidores do leilão seriam definidos como uma nova espécie de agente regulado, segundo a Aneel, o chamado "agente redutor de consumo (ARC)".

 

A consulta pública sobre a proposta fica aberta até 16 de junho.

 

Segundo a Aneel, um estudo indicou um potencial de eficientização de 4 megawatts médios em Roraima, a partir de ações que contemplariam os segmentos residencial, comercial e público, além da instalação de pequenos sistemas de energia solar, conhecidos como geração distribuída.

Cada competidor do leilão teria que ofertar uma redução de consumo de no mínimo 0,5 megawatt médio e no máximo 1 megawatt médio, assegurado um mínimo de quatro concorrentes vencedores.

O leilão poderia gerar uma economia de 206 milhões de reais para o sistema elétrico em 10 anos, segundo a agência, além de uma economia de 100 milhões a 196 milhões de reais para consumidores locais que seriam beneficiados pelas medidas de eficiência.

 

(Por Luciano Costa)

https://extra.globo.com/noticias/economia/aneel-propoe-leilao-para-incentivar-eficiencia-energetica-preve-piloto-em-roraima-22660254.html

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica